Projetos

Usos industriais de H2 (siderurgia, química, óleo e gás)

As áreas envolvidas neste estudo são: integração de renováveis e geração distribuída; mobilidade com H2; processos industriais com H2<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Geovani Rodrigues<br> José Carlos Escobar<br> Osvaldo Venturini<br> <strong>Discentes</strong>:<br> Diogo Josué de Souza<br> Vítor B.Andrade Cardinali

Calculadora de pegada de carbono e Análise de viabilidade financeira

O objetivo é organizar uma aplicação web que funcione como uma calculadora de análise de viabilidade financeira e pegada de carbono de projetos relacionados a hidrogênio.<br> <strong>Áreas envolvidas</strong>: estudos de sustentabilidade aplicados ao H2; processos industriais com H2.<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Victor Valério<br> Rafael Capaz<br> Regina Mambeli<br> Eduardo Guardia<br> <strong>Discentes</strong>:<br> João V. Monteiro Saturno<br> Isabel Pereira da Silva

Uso do H2 em motores / Transição Energética / Eletrólise com sistemas FV

<strong>Áreas envolvidas</strong>:<br> motores de combustão com H2; integração de renováveis e geração distribuída; estudos de sustentabilidade aplicados ao H2<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Christian Coronado<br> Eduardo Guardia<br> Fagner Goulart<br> Lucilene Rodrigues<br> Victor Valerio<br> <strong>Discentes:</strong><br> Vinícius Fonseca de Oliveira

Conversores formadores de redes alimentados por célula a combustível

O projeto tem como objetivo o estudo e implementação de topologias de conversores formadores de redes alimentados por célula a combustível na melhoria da resiliência do sistema de distribuição.<br> Através dos estudos realizados, serão desenvolvidas simulações em que a implementação de técnicas de peak shaving e regulação de tensão poderão ser analisadas.<br> <strong>Áreas envolvidas:</strong><br> integração de renováveis e geração distribuída<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Luiz Eduardo Borges<br> Maurilio Coutinho<br> Robson Gonzatti<br> Rondineli Pereira<br> <strong>Discentes</strong>:<br> João V. Ambrosio Milani

Qualidade de água para processos de eletrólise 6 Armazenamento e distribuição de H2

A qualidade da água é um fator fundamental na produção de H2 via processo de eletrólise. Diante disso faz-se necessário um acompanhamento da qualidade da água que irá abastecer o eletrolisador visando a sua performance e manutenção. Para isso, esse projeto visa a realização de análises experimentais dos principais parâmetros físico-químicos da água. Serão utilizadas técnicas conhecidas e padronizadas para a determinação dos principais constituintes tanto da água do poço artesiano como da água da COPASA e com isso pretende-se ter padrões comparativos de qualidade da água de forma periódica.<br> <strong>Áreas envolvidas</strong>:<br> instrumentação; controle; segurança; estudos de sustentabilidade aplicados ao H2<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Jamil Haddad<br> Márcia Rodrigues<br> Regina Mambeli<br> Roberto Akira<br> <strong>Discentes</strong>:<br> Ana G.Gomes dos Santos<br> Lucia del Rosario Garrido Rios

Armazenamento e distribuição de H2

O hidrogênio é apontado como um dos vetores energéticos, entretanto as formas de armazenamento e distribuição ainda é um desafio. Este trabalho tem o objetivo de fazer uma revisão sistemática a respeito deste importante tema.<br> <strong>Áreas envolvidas</strong>:<br> processos industriais com H2<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Geovani Rodrigues<br> José Carlos Escobar<br> Márcia Rodrigues<br> Osvaldo Venturini<br> <strong>Discente</strong>:<br> Luis Fernando Correa Almeida

Arbitragem econômica para produção de H2 e eletricidade

O projeto desenvolverá um produto técnico de mercado a ser implementado em sistemas supervisórios SCADA para produção de hidrogênio a partir de eletrolisadores em processos PEM. Para isto serão implementados modelos de cálculo e monitoramento de KPIs e benchmarks relacionados com o processo e custo de produção do hidrogênio verde. A comparação dos custos de produção com o preço de mercado de eletricidade serão usados como ferramenta de auxílio à decisão a respeito do modo de operação (fator de capacidade x armazenamento) definindo o critério de arbritragem da produção de energia elétrica a partir do hidrogênio verde.<br> <strong>Áreas envolvidas</strong>:<br> integração de renováveis e Geração Distribuída<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Afonso H.M.Santos<br> Eduardo Guardia<br> Jamil Haddad<br> Luiz A.H.Nogueira<br> <strong>Discentes</strong>:<br> Ezi Adjoino Indi<br> Igor Rocha Cruz<br> Vinícius Abrão Pereira

Simulações e modelos numéricos com H2/queima de H2

<strong>Áreas envolvidas</strong>:<br> motores de combustão com H2; mobilidade com H2; processos industriais com H2<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Christian Coronado<br> Fagner Goulart<br> Lucilene Rodrigues<br> <strong>Discente</strong>:<br> Caio Probst de Sá

Rastreabilidade do hidrogênio verde

O projeto visa instalar sistema de monitoramento para permitir a rastreabilidade da energia utilizada para a geração de hidrogênio verde no C2HV. O sistema de monitoramento contará com medidores físicos a serem instalados na UNIFEI a fim de verificar a geração fotovoltaica e o consumo de energia elétrica do campus e do eletrolisador. Um sistema supervisório SCADA será customizado em função do balanço de geração e consumo de energia elétrica. Outros aspectos ambientais podem ser considerados como o consumo de água e emissões associadas. Os resultados monitorados serão divulgados para a comunidade.<br> <strong>Áreas envolvidas</strong>:<br> rastreabilidade & GR; estudos de sustentabilidade aplicados ao H2<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Afonso H.M.Santos<br> Eduardo Guardia<br> Rafael Capaz<br> <strong>Discentes</strong>:<br> Igor Campos Junqueira<br> Samuel L.dos Santos Junior<br>

Uso do H2 verde no transporte público e veículos pesados

Este projeto tem como objetivo dar uma visão geral da inserção do H2 como fonte de energia para trasnporte urbano e veículos pesados. Para um melhor entendimento faz necessário esclarecer o porquê da utilização de células a combustível versus motor de combustão interna, o porque de utilizar um sistema em detrimento do outro. Para a compreensão e análise mais criteriosa da utilização de H2 em veículos pesados, vale ressaltar o impacto ambiental dessa substituição total, ou ainda gradativa, como também maiores detalhes de operação deste tipo de combustível nas frotas brasileiras. Os maiores desafios encontrados atualmente serão explorados para então ter uma visão mais sólida da utilização deste combustível na matriz energética brasileira e mundial.<br> <strong>Áreas envolvidas</strong>:<br> motores de combustão com H2; mobilidade com H2<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Fagner Goulart<br> Geovani Rodrigues<br> Jamil Haddad<br> Lucilene Rodrigues<br> Luiz A.H.Nogueira<br> Osvaldo Venturini<br> <strong>Discentes</strong>:<br> Acsa dos Santos Martins<br> Beatriz Benazzi Carvalho<br> Gabriel C.C. Rodrigues Pereira

Estudos das principais normas de segurança no manuseio de armazenamento de gases combustíveis

É de extrema importância o conhecimento das principais normas de instalação e manipulação dos gases produzidos no CH2V. Diante disso, esse projeto visa o estudo e o levantamento de normas técnicas para manipulação e armazenamento de gases combustívies. Além da investigação dos principais equipamentos de segurança utilizados em laboratórios.<br> <strong>Áreas envolvidas</strong>:<br> instrumentação; controle e segurança<br> <strong>Docentes</strong>:<br> Geovani Rodrigues<br> Jamil Haddad<br> Luiz A.H.Nogueira<br> Luiz Eduardo Borges<br> Márcia Rodrigues<br> <strong>Discentes</strong>:<br> Amanda Peres<br> Anne Karoline Tirelli<br> Salomão Costa Souza

Avaliação do grau de maturidade das rotas tecnológicas da produção e uso de hidrogênio verde

O projeto visa avaliar o TRL (Technology Readiness Level) de todas as etapas envolvidas na produção e uso de hidrogênio verde, ou seja, desde a disponibilização da matéria prima, a conversão em H2, armazenamento, transporte e uso. A maturidade de cada etapa comporá a "nota" geral das rotas, fornecendo um ranqueamento dos melhores "pathways" para a produção de H2 verde. Os dados serão inicialmente coletados a partir de literatura especializada e bases de dados específicas. Na segunda etapa do projeto, especialistas nos temas serão consultados. Além da maturidade tecnológica, serão levantados, a partir de consulta aos especialistas, dados referentes a riscos comerciais e técnicos das rotas avaliadas.<br> <strong>Áreas envolvidas</strong>:<br> processos industriais com H2; mobilidade com H2<br> <strong>Docentes</strong>:<br> José Carlos Escobar<br> Rafael Capaz<br> <strong>Discente</strong>:<br> Vinícius Fonseca
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